Data: Válido até 31 Dezembro 2024
Preço por pessoa, desde: 3335€
1º Dia Portugal / Yerevan
Comparência no aeroporto 180 minutos antes da partida. Formalidades de embarque e partida com destino a Yerevan, via uma cidade de ligação. Assistência à chegada e transporte ao hotel. Alojamento.
2º Dia Yerevan
Após o pequeno-almoço, saída para visita da cidade. A visita contempla passeios pela Casa da Ópera, pelo Lago do Cisne, Avenida do Norte e Pra-ça da República. De seguida, visita ao Museu do Genocídio Arménio em Tsitsernakaberd, dedicado ao extermínio dos arménios entre 1915-1923 no Império Otomano e nas regiões adjacentes. Por fim, visita ao Museu da História da Arménia, que possui um riquíssimo acervo de 400 mil objetos. Alojamento.
3º Dia Yerevan / Khor Virap / Noravank / Yerevan
Após o pequeno-almoço, visita a um dos locais de peregrinação mais im-portantes do país, o mosteiro de Khor Virap, enquadrado num cenário impressionante com o monte Ararat de fundo. Este mosteiro foi constru-ído no local onde o Apostolo São Gregório “O Iluminador” permaneceu em cativeiro durante 13 anos, preso pelo rei Tiridades III. Saída em dire-ção à povoação de Areni onde se terá a oportunidade de explorar a fasci-nante “Caverna dos Pássaros” de 6100 anos. Em seguida visita ao mos-teiro de Noravank, obra-prima do século XIII, construído num promontó-rio sobre um grande desfiladeiro. Após a visita, oportunidade de sabore-ar uma variedade de vinhos numa adega em Yeghegnazdor. Regresso a Yerevan. Alojamento.
4º Dia Yerevan / Echmiadzin / Yerevan
Após o pequeno-almoço, visita ao Museu de Arte Matenadaran, um repo-sitório de manuscritos antigos e um importante Instituto de Pesquisa. Depois, saída em direção a Zvartnots para visita ao templo de Zvartnots (templo dos Anjos, construído no século VII). Continuação do passeio até Echmiadzin, centro espiritual do cristianismo na Arménia, onde se en-contra a Catedral Echmiadzin do século IV, a igreja mais antiga do país e residência do líder religioso. De regresso a Yerevan, visita à igreja de Santa Hripsimé do Séc. VII. Alojamento.
5º Dia Yerevan / Gueghard / Garni / Lago Sevan / Tiblisi
Após o pequeno-almoço, visita ao impressionante mosteiro de Gueghard. O edifício religioso é uma construção única, por estar incrustada na montanha e rodeada por rochedos e está classificado como Património Mundial da UNESCO. Os desfiladeiros que rodeiam o mosteiro são parte integrante do rio Azat e estão incluídos na zona definida como Património Mundial. Continuação do passeio até à localidade de Garni, onde situa o famoso templo pagão de Garni. É talvez o símbolo e estrutura mais conhecida da era pré-cristã da Arménia. Em Garni haverá oportunidade de ver como se produz o pão tradicional do país (Lavash – Património Imaterial da UNESCO). Após almoço em restaurante local, partida para Lago Sevan (considerado a pérola da Arménia), onde poderá apreciar as fantásticas vistas sobre o lago e os pequenos edifícios de estilo soviético. De seguida, partida em veículo para Tiblisi, na Geórgia. Chegada ao hotel e alojamento.
6º Dia Tiblisi
Após o pequeno-almoço, saída para visita da cidade de Tbilisi, capital da Geórgia, fundada no Século V pelo rei Vakhtang Gorgasali. A visita começa com uma caminhada pelas ruas antigas da capital. De tarde, visita à Fortaleza de Narikala, com possibilidade de subir ao topo da Fortaleza de teleférico. Durante séculos, Narikala foi considerada o melhor ponto estratégico da cidade. Depois da visita panorâmica a Tbilisi, visita ao Teatro Nacional Rustaveli. O edifício é o maior e um dos mais antigos teatros da Geórgia, construído em 1887. Alojamento.
7º Dia Tbilisi / Mtskheta / Uplistsikhe / Kaspi / Tiblisi
Após o pequeno-almoço, saída à antiga capital da Geórgia – Mtskheta. Esta cidade é considerada o coração espiritual da Geórgia, onde se encontram as Igrejas mais antigas e importantes do país, sendo considerada como Património Mundial da Humanidade pela UNESCO. Visita ao Mosteiro de Djavari, de onde se pode disfrutar das fabulosas vistas sobre o Rio Aragvi. De seguida, visita à Catedral Svetitskhoveli, construída no século XI, um dos locais mais sagrados da Geórgia e onde, segundo a lenda, foi enterrada a túnica de Jesus Cristo. Em seguida, visita à cidade antiga em cavernas de Uplistsikhe- cuja tradução literal é “Fortaleza do Senhor” – fundada nos finais da Idade do Bronze, por volta do ano 1000 A.C. Graças à sua localização estratégica entre Ásia e Europa, a cidade tornou-se num centro importante de comércio, que chegou a ter mais de 20.000 habitantes. Visita à cidade de Kaspi, onde haverá degustação de vinho georgiano e se aprenderá tudo sobre o seu método tradicional de produção com mais de 8mil anos. Este método está classificado como Património Imaterial da UNESCO. Após almoço, regresso a Tiblisi. Alojamento.
8º Dia Tbilisi / Ananuri / Stepantsminda / Tbilisi
Após o pequeno-almoço, visita ao complexo arquitectónico de Ananuri, um dos melhores exemplos da arquitectura georgiana do Séc. XVII que cobre o reservatório de Zhinvale. Continuação até Stepantsminda (anteriormente chamada de Kazbegi), cidade principal de Khevi, situada a 15 km da fronteira entre a Geórgia e Rússia. Após almoço numa casa familiar local, subida ao Mosteiro de Santa Trindade de Gergenti, situado a 2170 metros de altitude. Este local oferece uma vista maravilhosa sobre o Monte Kezbek (5047 m). Regresso a Tbilisi e alojamento.
9º Dia Tbilisi / Kajetia / Sheki
Após o pequeno-almoço, saída para a região mais fértil e pitoresca da Geórgia – Kajetia, o berço do vinho. Visita ao mercado agrícola de Telavi, seguido de passeio por Vardisubani, onde se poderá visitar a casa-museu do famoso poeta georgiano do Séc. XIX, Alexandre Chavchavdze. Após almoço, viagem até à fronteira de Lagodeji, entre a Geórgia e o Azerbaijão com destino a Sheki, uma das cidades mais importantes da Rota da Seda. Visita guiada ao Palácio do Khan, um edifício que preza pela beleza dos adornos. Visita também à Casa de Artesanato de Sheki e ao Caravansarai da cidade. Alojamento.
10º Dia Sheki / Kish / Shamakhi / Baku
Após o pequeno-almoço, partida para a cidade vizinha de Kish, onde existe uma importante igreja dos primeiros cristãos, construída entre os séculos I e V dC, quando o cristianismo se espalhou pela região (na época era conhecida como Albânia Caucasiana). De seguida, saída para Baku e paragem no caminho na povoação de Nij para visitar a Igreja Ortodoxa. A paragem seguinte é em Shamakhi, que foi a antiga capital do Estado de Shirvanshah para visita à mais antiga mesquita do Cáucaso. Não muito longe do local, veremos a Necrópole de Yeddi Gumbaz, com 7 cúpulas. Paragem no Mausoléu de Diri Baba. Por muito tempo, os moradores locais acreditaram na lenda de que uma pessoa sagrada chamada Diri Baba foi enterrada neste santuário e permaneceu imperecível. É por isso que o mausoléu atrai muitos peregrinos e curiosos desde o século XVII. Após visita, saída em direção a Baku e visita à mesquita/mausoléu Bibi Heybat. A estrutura existente, construída na década de 1990, é uma recriação da mesquita com o mesmo nome, erguida no século XIII por Shirvanshah Farrukhzad II Ibn Ahsitan II, e que foi completamente destruída pelos bolcheviques em 1936. Chegada ao hotel e alojamento.
11º Dia Baku / Gobustan / Baku
O passeio começa após o pequeno-almoço com uma ida ao ponto mais alto de Baku: o Beco dos Mártires, que na época dos soviéticos se denominava de Parque Daghustu. Daquele ponto é possível ver a Baía de Baku. De seguida, descida até à cidade velha. Durante o percurso será explicada a história dos edifícios que datam do início do séc. XX e foram construídos pelos mineiros de petróleo do Azerbaijão. Após chegada à cidade antiga, visita aos caravansarais históricos (estruturas importantes na ligação de vários portos e cidades), às ruínas da Igreja de São Bartolomeu, ao antigo Hammam (banho turco) e à Torre Virgem, até chegar ao Palácio de Shrivanshah. Após a visita, saída para Gobustan. A Reserva Nacional do Gobustan é riquíssima em registos arqueológicos da presença humana. A reserva tem, já conhecidas, mais de 7000 pinturas rupestres, individualizadas e gravadas em centenas de rochas. A vista começa com ida ao museu coberto onde se encontram as vistas com tecnologia moderna e toda informação sobre a vida cotidiana dos primitivos. Continuação do passeio até ao local de arte rupestre, seguido de visita aos vulcões de lama, uma das belezas naturais do Azerbaijão. Regresso a Baku e alojamento.
12º Dia Baku / Portugal
Transporte ao aeroporto. Formalidades de embarque e partida em voo de regresso a Portugal, via uma cidade de ligação. Chegada e fim da viagem.