Data: Válido até 31 Março 2025
Preço por pessoa, desde: 5175€
1º Dia Portugal / Lima
Comparência no aeroporto 180 minutos antes da partida. Formalidades de embarque e partida em voo com destino a Lima, via uma cidade de ligação. Noite a bordo.
2º Dia Lima
Assistência à chegada, transporte ao hotel (early check-in incluido) e resto da manhã para descansar da viagem. De tarde, visita guiada pela cidade de Lima, fundada em 1535 por Francisco Pizarro. Visita ao centro histórico com destaque para o Passeio da República, Praça San Martin, Praça Maior, Palácio do Governo, Catedral, Palácio do Arcebispo, Palácio Municipal e ruas antigas com mansões coloniais e varandas de estilo mourisco. A visita continua pelas mais tradicionais zonas residenciais de Lima, El Olivar de San Isidro (com oliveiras trazidas de Espanha no século XVI), Parque Central de Miraflores e Parque do Amor, para terminar com uma espectacular vista do Oceano Pacífico. Regresso ao hotel. Alojamento.
3º Dia Lima / Cusco
Em hora a combinar, transporte ao aeroporto e partida para Cusco. Chegada e transporte ao hotel. De tarde, saída para visita da cidade onde se pode apreciar a Praça das Armas, chamada antigamente de Huacaypata e actualmente rodeada por 3 tipos de arquitectura (Palácios Incas, Casas Coloniais e Construções Republicanas), a Catedral (onde se pode encontrar pinturas da Escola Cusquenha e do Renascimento) e o Koricancha (Centro Militar e Religioso do Império Incaico e Templo do Sol). Alojamento.
4º Dia Cusco
Após o pequeno-almoço, visita ao Parque Arqueológico de Sacsayhuaman, composto por 4 unidades arqueológicas: Tambomachay, que foi o principal local sagrado do elemento da água; Pucapucara, ponto de Controlo Militar; Quenko, amostra do carácter místico dos homens da época e Sacsayhuaman, zona principal que teve múltiplos usos (Fortaleza, Centro Religioso e Centro de Hospedagem). Regresso ao hotel e tarde livre. Alojamento.
5º Dia Cusco / Vale Sagrado dos Incas
Após o pequeno-almoço, saída para visita ao Vale Sagrado dos Incas. Saída até à aldeia de Chincheros, a mais típica e pitoresca do Vale Sagrado. Chegada e visita ao complexo arqueológico Inca. A seguir, visita a Moray, complexo arqueológico Inca composto por colossais terraços concentricos simulando um anfiteatro. Após o almoço, continuação da visita ao fabuloso complexo arqueológico de Ollantaytambo, importante para o Incas como centro militar, religioso e agrícola. Alojamento.
6º Dia Vale Sagrado dos Incas / Machu Picchu / Cusco
Após o pequeno-almoço, transporte à estação de comboios e partida para Águas Calientes. Pelo caminho poderá apreciar o Vale de Urubamba, banhado pelas águas do rio Vilcanota e coroado pelos picos cobertos de neve da Cordilheira “La Verónica”. Chegada a Águas Calientes e subida de autocarro até à cidade perdida de Machu Picchu. Visita guiada da cidadela, situada a 2400 metros de altitude e a 112 quilómetros de Cusco. A visita inclui: sector agrícola, urbano, religioso, Intiwatana, fontes sagradas, etc. Tempo livre para poder desfrutar da magnífica paisagem. Após o almoço, transporte à estação de comboios e regresso a Cusco. Chegada e transporte ao hotel. Alojamento.
7º Dia Cusco / Puno
Após o pequeno-almoço, transporte até ao Terminal de autocarros. Partida num autocarro de turismo para Puno, com breves paragens pelo caminho para visitar típicas aldeias e ruínas (Raqchi, Pucará e Andahuaylillas) e com almoço. Chegada a Puno ao fim da tarde e transporte ao hotel. Alojamento.
8º Dia Puno
Após o pequeno-almoço, saída para visita ao Lago Titicaca, o lago navegável mais alto do mundo (3,808 metros sobre o nível do mar). Visita às ilhas flutuantes dos Uros que são um conjunto de 40 ilhotas flutuantes, construídas pelos antigos habitantes do lago. A população dedica-se principalmente à caça e à pesca. A seguir, visita à ilha de Taquile, situada a 35 quilómetros a este de Puno e onde os nativos continuam a vestir as suas vestimentas tradicionais. O solo da ilha é rochoso e de uma topografia muito abrupta. Na época Republicana Taquile, serviu de prisão para políticos ou inimigos de outros regimes. Após o almoço, regresso ao hotel. Alojamento.
9º Dia Puno / Copacabana / Ilha da Lua / Ilha do Sol / Huatajata / La Paz
Após o pequeno-almoço, partida para Copacabana, onde se visita a igreja e o mercado local. Na ilha da Lua, visita ao templo das virgens do sol “Iñak Uyu”, onde as mais belas mulheres incas viviam e eram oferecidas em sacrifício aos deuses. Na ilha do sol, visita ao templo “Pilcocaina” e à fonte sagrada. Continuação para Huatajata nas Margens do lago Titicaca. Chegada e visita à Andean Roots Eco Village: o museu Altiplano, a aldeia de artesanato, os igloos de lama e as torres mortuárias dos Urus de Chipayas. Após almoço, transporte ao hotel em La Paz. Alojamento.
10º Dia La Paz / Tiwanaku / La Paz
Pela manhã visita ao local arqueológico de Tiwanaku (1580 ac – 1000 dc). Estas magníficas ruínas da Bolívia pertencem a uma das civilizações mais antigas das Américas. A Porta do Sol, o Templo de Kalasasaya e a Pirâmide de Akapana são o exemplo do seu passado glorioso. De tarde, saída para visita da cidade com destaque para o mercado local chamado Mercado das Bruxas, Igreja colonial de S. Francisco, Praça Murillo e Catedral Metropolitana, Palácio do Governo e Parlamento. Visita em seguida à famosa rua Jaèn, onde se concentraram famosos museus da cidade. Por fim, visita ao vale da Lua. Alojamento.
11º Dia La Paz / Uyuni
Após o pequeno-almoço, transporte ao aeroporto e partida para Uyuni. Assistência à chegada e transporte ao hotel. Alojamento.
12º Uyuni / Salar de Uyuni
Pequeno-almoço no hotel. Saída para visita à povoação de Colchani, onde se visita um centro de processamento de sal iodado. Após almoço pic-nic, visita ao museu das múmias e Vulcão Thunupa. Passeio nas margens do salar até ao hotel. Jantar e alojamento.
13º Dia Salar de Uyuni / Ilha Incahuasi / Uyuni
Pequeno-almoço no hotel. Saída para visita a Ilha Incahuasi (com almoço incluído). Cerca de 40.000 anos atrás, a área era parte do Lago Michin, um gigantesco lago pré-histórico. Quando o lago secou, deixou como remanescentes os actuais lagos Poopo e Uru Uru, e dois grandes desertos salgados, Coipasa (o menor) e o extenso Uyuni. O Salar de Uyuni tem aproximadamente 12.000km² de área, ou seja, é maior que o lago Titicaca. No início de novembro, quando começa o verão, é lar de três espécies sul-americanas de flamingos: o chileno, o andino e o flamingo de James. Os flamingos aparecem no verão pois é quando se inicia o período de chuvas e também quando acontece o descongelamento das neves nos Andes que deixa o salar coberto de água, tornando-o um imenso lago com profundidade média de 30cm. Nesse período, ele parece um enorme espelho que se confunde no horizonte com o céu. Assim os passeios ficam restritos a algumas áreas. Entretanto, entre abril e novembro todo o salar fica acessível, pois torna-se um imenso deserto seco com uma paisagem ainda mais exótica. Regresso a Uyuni, jantar e alojamento.
14º Dia Uyuni / Laguna Verde / San Pedro de Atacama
Saída bem cedo pelo deserto de Siloli até à Laguna Colorada, onde se podem encontrar flamingos rosa. Após almoço pic-nic, continuação da viagem até uma zona vulcânica onde é possível apreciar géisers e fumarolas. Por fim, visita à Laguna Verde, situada aos pés do vulcão Licancabur. Após a passagem da fronteira com o Chile, transporte ao hotel em San Pedro de Atacama. Alojamento.
15º Dia San Pedro de Atacama / Salar de Atacama / Lagoas Altiplanicas / San Pedro de Atacama
Após o pequeno-almoço, saída em direção ao Miradouro de Pedras Vermelhas uma formação geológica localizada no Salar de Águas Calientes que através da oxidação do ferro oferece uma paisagem de cor avermelhada. De seguida visita às lagoas de Miñiques e Miscanti, localizadas num planalto a mais de 4000 metros de altitude e rodeado de impressionantes montanhas. As lagoas são um dos sectores da reserva dos flamingos rosa, servindo ainda de habitat a inúmeros outros animais que habitam os andes. Continuação até ao Salar de Atacama, o maior lago salgado do Chile, localizado na Reserva Nacional dos Flamingos, a 2305 metros sobre o nível do mar. Na lagoa Chatxa, possibilidade de admirar a grande variedade de aves que vivem neste habitat, com especial destaque para os flamingos rosa. Paragem na aldeia de Toconao para admirar o vulcão Licancabur. A aldeia de Toconao caracteriza-se pela sua torre declarada Monumento Nacional e a igreja de San Lucas. Regresso a San Pedro de Atacama e alojamento.
16º Dia San Pedro de Atacama / Vale da Lua / Mirador de Ckari / San Pedro de Atacama
Após o pequeno-almoço, manhã livre para passear livremente pela povoação de São Pedro de Atacama. De tarde saída para visita ao Vale da Lua, com bonitas e coloridas formações geológicas, esculpidas pela erosão ao longo de milénios. Visita em seguida ao mirador de Ckari, também conhecido como Pedra do Coiote. Por fim, subida ao Mirador de Licanantay, de onde se poderá apreciar um caleidoscópio de cores sobre os Andes, ao pôr-do-sol. Regresso ao hotel e alojamento.
17º Dia San Pedro de Atacama / Santiago do Chile
Após o pequeno-almoço, transporte ao aeroporto e partida para Santiago do Chile. Assistência à chegada e transporte ao hotel. De tarde, visita aos lugares mais interessantes de Santiago, observando o contraste entre edifícios históricos e as construções modernas da zona oriental. Caminhada pela Avenida Libertador Bernardo O’Higgins (mais conhecida como La Alameda) e passagem pelo histórico Palácio da Moeda. Continuação do passeio pelas zonas pedonais de Huérfanos e Ahumada. Paragem na Praça de Armas, local onde a cidade de Santiago foi fundada. A praça está rodeada de edifícios históricos como a Catedral, a Estação de Correios e a Câmara Municipal de Santiago. Subida ao Cerro de Santa Luzia e visita aos locais onde os santiaguinos costumam passar o tempo livre como o Parque Florestal, o Museu de Belas Artes e o Bairro Lastarria. Atravessando o Rio Mapocho, chega-se ao Bairro Bellavista, uma área com muita actividade cultural e artística e um dos locais favoritos para a vida nocturna na capital. Antes do regresso ao hotel, visita a Providencia, Las Condes e Vitacura. Alojamento.
18º Dia Santiago do Chile / Portugal
Em hora a combinar localmente, transporte ao aeroporto. Formalidades de embarque e partida de regresso a Portugal, via uma cidade de ligação. Noite a bordo.
19º Dia Portugal
Chegada e fim de viagem.